Você está em: Home > Notícias > Últimas Notícias
Últimas Notícias

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Virada Inclusiva: 3 dias de inclusão pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência no Estado de São Paulo
A 8ª edição da Virada Inclusiva agitou o estado de São Paulo no primeiro fim de semana de dezembro.  A inclusão tomou conta de ruas, praças, estações de trem e metrô, parques, museus, ginásios esportivos e casas de espetáculo, com centenas de atividades culturais, esportivas e de lazer.


Bicicletada dominical na avenida Paulista: pessoas com e sem deficiência agitando a Virada Inclusiva

De 1º a 03 de dezembro, 240 municípios do estado de São Paulo participaram da Virada, realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Com mais de 300 ações espalhadas pela capital e interior, o evento comemorou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, mundialmente celebrado em 03/12.

Durante a abertura oficial do evento, sexta-feira, 1º de dezembro, no Sesc 24 de maio, com a presença da Big Band Orquestra de Jazz Sinfônica, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, falou sobre a importância dessa mobilização cultural.


Dra. Linamara Battistella, na abertura da Virada Inclusiva 2017, no Sesc 24 de maio, na capital paulista

“A cultura tem uma importância enorme, fala das nossas raízes, fala do nosso acesso aos bens, produtos e serviços. A cultura é transformadora porque permite que cada um de nós mostremos nossas habilidades, encantemos nossos interlocutores e é isso que nós queremos nesses três dias. Serão três dias para encantar a nossa população”, ressaltou.

Dra. Linamara também enfatizou o trabalho da militância e de todos unidos em prol dos direitos universais. “O movimento tem uma importância enorme, quando estamos falando das políticas públicas e falando da garantia de direitos para todos, nós precisamos sempre lembrar que não são concessões de grupos poderosos; direitos são conquistas e para que essas conquistas se efetivem ao longo do tempo nós precisamos estar muito vigilantes, muito unidos, trabalhando a construção do direito no cotidiano de cada uma das pessoas com e sem deficiência”. A Secretária acrescentou que “não dá para pensar em direitos para esse ou aquele grupo, são direitos para todos”.

A Virada Inclusiva visa incentivar a participação de pessoas com e sem deficiência, juntas, em ações inclusivas com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários, dos mais diversos setores, que realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer, criando uma extensa grade de programação acessível.

Neste ano, o número de municípios participantes da Virada Inclusiva bateu recorde (240), e a Secretária destacou a importância de disseminar a inclusão dentro do estado de São Paulo. “O número de municípios tem um significado especial, significa que São Paulo vai se constituir na sentinela, nos arautos da mudança, em uma mudança que vai se radiar para todo o Brasil, uma mudança que tem o significado de estarmos juntos construindo o novo”.

Desde 2010, a Virada Inclusiva reúne pessoas que acreditam e buscam uma sociedade para todos. São três dias em que a sociedade pode vislumbrar a inclusão, pré-requisito para uma sociedade sustentável.


O sambista Jorge Aragão, no encerramento da Virada Inclusiva 2017: fechando os 3 dias de inclusão 

No encerramento da Virada Inclusiva no auditório do Ginásio do Ibirapuera e a presença do cantor Jorge Aragão, a Secretária ressaltou que os três dias de atividades inclusivas celebraram a diversidade humana.  “Ocupando os espaços públicos e tendo a dimensão de que juntos nós somos melhores e somos mais fortes construindo novos caminhos para garantir uma sociedade verdadeiramente justa. E isto é possível porque todos vocês nos acompanham nesta jornada, na cultura, no esporte, no entretenimento, na educação, na saúde...  Acesso as pessoas com deficiência é fundamental, acesso a todos! Garantia de Direito Humanos a todos! Não existem direitos para uns em detrimento de outros, ou existem direitos para todos os humanos, ou todos nós estamos em risco”, alertou a Dra. Linamara.

Antes de passar a palavra (e a voz) ao sambista, a Secretária encerrou: “É emocionante ver a capacidade de agregar, de construir caminhos e trazer todos os parceiros... Juntos construindo o novo e fazendo não só de São Paulo, do Brasil, mas de cada cidadão deste planeta um ente mais feliz, mais incluído e mais capaz de produzir para a sociedade aquilo o que todos nós queremos, que é mais qualidade de vida. Vamos juntos inovando!

Saiba tudo sobre o evento: http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/paginas/evento.html
Acompanhe as atividades da capital e do interior na página da Virada Inclusiva no Facebook.com/Viradainclusiva

< anterior    próxima >

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo